sábado, 18 de outubro de 2014

Contratação de mão de obra

Olá gente!
Bom, falando um pouco sobre a experiência que tivemos com mão de obra para a construção da casa. Antes mesmo de concluir o projeto com o Arquiteto, nós começamos a pesquisar sobre a mão de obra. Haviam muitos conhecidos que estavam construindo ou que tinham adquirido uma casa nova, então comecei a me informar falando com uma pessoa aqui e outra ali.
Pegamos vários contatos de construtoras, pedreiros e tudo mais.
Com aquela “onda” de liberação de financiamentos para construção, surgiram várias construtoras oferecendo casa nova para financiamento. Ficou bem difícil encontrar uma empresa que aceite construir com o financiamento habitacional, eles estão preferindo vender a casa pronta, pois o financiamento tem muitos detalhes e burocracia e o dinheiro é liberado conforme o cumprimento do cronograma. (são muitos detalhes que vou explicar mais adiante!)
Então, essa foi a primeira dificuldade que encontramos. Os construtores que fizemos contato, já não estavam mais trabalhando com construção financiada, apenas com casa pronta. Eles constroem com recursos próprios e vendem e aí o comprador pode financiar.
Felizmente não foi muito difícil encontrar mão de obra. Eu já vinha pedindo indicações e fazendo pesquisas há algum tempo. – por isso, é fundamental pesquisar bastante!
Decidimos contratar um pedreiro com uma equipe. Vai ser mais trabalhoso do que se contratarmos uma construtora, porque temos que comprar todo o material e acompanhar a obra – por mais que a gente esteja trabalhando a semana toda fora – mas acho que o risco vale á pena.
Para quem vai construir e pretende fazer o mesmo que a gente em relação a mão de obra, vai aí algumas dicas importantes:
1° Encontre pessoas confiáveis. Eu e meu noivo, não tínhamos condições estar lá na obra todos os dias e de certa forma tínhamos que confiar nas pessoas que estavam lá. Peça indicações de amigos,visite outras obras que esse pedreiro já tenha trabalhado e tudo mais.
2° Faça um contrato com todos os detalhes da obra discriminados (coisas como prazo de entrega da obra, forma de pagamento...).Eu tenho um modelo, quem tiver interesse, é só pedir que eu mando por e-mail ;)
3° Fique sempre em contato com o pessoal que estiver trabalhando. Eu e meu noivo trabalhamos fora a semana toda, então só conseguíamos passar na obra á noite ou final de semana, então nós sempre ligávamos durante o dia para o responsável que estava na obra e sempre que podíamos, a gente “dava um pulinho” lá na hora do almoço.
Existe o lado bom e o lado ruim de não contratar uma construtora, nós não contratamos, mas não nos arrependemos.

E vocês que já construíram? Como foi a experiência de vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário