sábado, 25 de outubro de 2014

O que acontece antes do financiamento?!

Olá pessoal!
Bom, hoje gostaria de falar um pouco sobre o que fazemos antes de dar entrada no financiamento.
Pelo menos quando é para construir né...
Eu imaginava que se a gente estava financiando a obra, o financiamento cobre todos os custos, mas não é bem assim.
Para dar entrada no financiamento, é necessário que toda a documentação esteja pronta.No meu caso, o terreno já era nosso, e precisava estar com toda documentação regularizada em nosso nome - e isso significa "despesas com cartório" rsrs.
Antes de ir para a instituição financeira, a planta do imóvel precisa estar pronta, e também tem uma documentação com cronograma da obra e descritivo que o engenheiro ou arquiteto vai precisar fazer - esse material precisa ser elaborado conforme padrão exigido pelo banco, no nosso caso, a Caixa Federal.
Tanto a planta baixa quanto a documentação para o financiamento tem um custo, que você não consegue pagar com o dinheiro do financiamento, pois essa documentação serve para você solicitar o financiamento.
Também foi necessário retirar uma autorização na prefeitura para construir...
Vale lembrar que existem particularidades para cada situação, no meu caso, nós administramos a obra e por isso tivemos que "correr atrás" de tudo.
Se nós tivéssemos contratado uma construtora, geralmente toda a burocracia também fica por conta dela. Geralmente o contrato já inclui a elaboração da planta e do cronograma da obra, e o valor já é todo embutido no que a construtora estiver cobrando por m² construído.
Atualmente existem várias empresas prestando esse serviço, eles já são correspondentes da Caixa Federal e fazem tudo, você só vai precisar ir assinar o contrato.
Tudo vai depender de como vai ficar melhor pra você, que estiver contratando o serviço. Lembrando que toda comodidade tem um "preço" e você precisa estar atento a todos os detalhes quando estiver contratando o serviço.
Se você está pensando em construir, pesquise bastante, e pense no que realmente vai valer á pena para você, independente de sua casa ser financiada ou não. Tudo vai ter o lado bom e o ruim.
Qualquer dúvida, é só contar ;)

Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário